Aprenda o básico de Inglês: domine Pronomes Pessoais no presente simples
Domine a formação de perguntas, respostas afirmativas e negativas com pronomes pessoais no presente simples. Com esta primeira lição, você vai ficar muito mais perto da fluência!
Peter Vanderlind
7/29/20238 min read
Pronto para por seu sonho de falar Inglês em movimento? Aqui você vai encontrar conhecimento básico de gramática explicado de forma intuitiva!
Objetivo da lição 1: Aprender pronomes pessoais, como montar perguntas com o verbo auxiliar "do", responder na forma negativa e afirmativa no presente simples.
Pronomes Pessoais em Inglês são chamados de Personal Pronouns. Para tornar o aprendizado da gramática mais simples e objetivo, neste primeiro momento iremos apresentar apenas os seguintes pronomes pessoais:
I - Eu;
You - Você e Vocês.
Sobre o pronome I: este pronome deve ser escrito em maiúsculo.
Sobre o pronome You: em Inglês informal, como mensagens de texto ou nas redes sociais, é comum encontrar a palavra “you” representada pela letra U.
Como montar perguntas em Inglês com I e You?
A língua Inglesa tem uma característica diferente do Português. Para montar perguntas em Português basta utilizar a entonação, enquanto em Inglês existem algumas palavras que usamos para formar perguntas. Essas palavras são chamadas de Auxiliary Verbs - Verbos auxiliares.
O primeiro verbo auxiliar que vamos aprender é o “do”, com ele podemos formar perguntas simples. A lista a seguir exemplifica como formar perguntas, perceba que além da entonação é necessário acrescentar o verbo "do" no início das perguntas.
Você vê bananas? - Do you see bananas?
Eu vejo bananas? - Do I see bananas?
Você come tomate? - Do you eat tomato?
Eu como tomate? - Do I eat tomato?
Você bebe álcool? - Do you drink alcohol?
Eu bebo álcool? - Do I drink alcohol?
Você vai para Nova York? - Do you go to New York?
Eu vou para Nova York? - Do I go to New York?
Você gosta de moda? - Do you like fashion?
Eu gosto de moda? - Do I like fashion?
Como responder perguntas em Inglês na afirmativa com I e You?
Responder perguntas na forma afirmativa em Inglês é mais fácil que em Português. Na lista abaixo você vai perceber que existe mais variação na conjugação dos verbos em Português que em relação ao Inglês.
Você vê bananas. - You see bananas.
Eu vejo bananas. - I see bananas.
Você come tomate. - You eat tomato.
Eu como tomate. - I eat tomato.
Você bebe álcool. - You drink alcohol,
Eu bebo álcool. - I drink alcohol.
Você vai para Nova York. - You go to New York.
Eu vou para Nova York. - I go to New York.
Você gosta de moda. - You like fashion.
Eu gosto de moda. - I like fashion.
Sobre o Verbo See - Ver
Este é o primeiro verbo que vamos aprender pois ele nos permite falar sobre muitas coisas em Inglês.
Erros comuns: Alguns alunos trocam os significados dos verbos see, look e watch. Primeiro vamos falar da diferença entre os verbos See e Look. O verbo look indica um olhar rápido ou “dirigir o olhar para”, enquanto o verbo See está relacionado ao verbo Ver. Sobre a diferença entre os verbos See e Watch: watch está relacionado ao verbo assistir.
Sobre o Verbo Eat - Comer
Erro comum: alguns alunos pensam que as palavras ”eat” e “it” possuem a mesma pronúncia, isto não é verdade. Para brasileiros a dificuldade de pronunciar a diferença entre os dois sons é comum, não se preocupe com isso neste momento. Agora basta saber que existe uma diferença.
Sobre o Verbo Drink - Beber
Erro comum: a pronúncia de drink é desafiadora para alguns alunos. Para pronunciar esta palavra com menos sotaque, não diga drinkY.
Sobre o Verbo Like - Gostar
Erro comum: falar liky ao invés de like.
Como responder perguntas em Inglês na Negativa com I e You?
Uma pergunta simples como “Do you like chocolate? - Você gosta de chocolate?” deve ser respondida utilizando a forma negativa do verbo auxiliar “do”, no caso, a palavra “don’t”. Don’t é uma abreviação das palavras “do not”.
Erros comuns: É comum alunos iniciantes responderem a pergunta “do you like chocolate?” dizendo frases como “I not like chocolate” ou “I no like chocolate”. Este erro é compreensível pois representa uma tradução literal de “Eu não gosto de chocolate”. Para responder perguntas em Inglês, preste atenção em como a pergunta foi iniciada. Neste caso a pergunta foi iniciada com “do”.
Abaixo você encontra uma série de exemplos de como criar respostas na negativa utilizando "don't".
Você não vê bananas. - You don’t see bananas.
Eu não vejo bananas. - I don’t see bananas.
Você não come tomate. - You don’t eat tomato.
Eu não como tomate. - I don’t eat tomato.
Você não bebe álcool. - You don’t drink alcohol.
Eu não bebo álcool. - I don’t drink alcohol.
Você não vai para Nova York. - You don't go to New York.
Eu não vou para Nova York. - I don't go to New York.
Você não gosta de moda. - You don't like fashion.
Eu não gosto de moda. - I don't like fashion.
Pronomes pessoais We e They
Até o momento trabalhamos apenas os pronomes pessoais I (eu) e you (você/vocês) em Inglês com o objetivo de deixar o entendimento da gramática mais simples. Agora vamos apresentar os demais pronomes que seguem as mesmas regras gramaticais de I e You, os pronomes: we (nós) e they (eles ou elas).
Como formar perguntas simples com We e They?
Assim como com os pronomes I e You, no presente simples basta colocar o verbo auxiliar no início para montar uma pergunta. Abaixo você encontra exemplos para cada pronome.
Eles/Elas gostam de baunilha? - Do they like vanilla?
Nós gostamos de mamão? - Do we like papaya?
Fácil, não é mesmo? No entanto, alguns alunos esquecem de usar Do no início das perguntas, há também quem confunda este ponto gramatical com outros.
Um exemplo de erro cometido frequentemente é montar a seguinte estrutura: Do we liking papaya? A tradução desta frase é algo como "Nós gostando de mamão?"
Como formar respostas afirmativas com We e They?
Respostas afirmativas com We e They são bem simples e seguem a mesma lógica dos pronomes I e You. Perceba nos exemplos abaixo que a tradução do segundo e terceiro exemplo é a mesma para Inglês, isto ocorre pois They significa tanto "eles" quanto "elas".
Nós vemos carros - We see cars.
Eles veem carros - They see cars.
Elas veem carros - They see cars.
Como formar respostas negativas com We e They?
Basta utilizar a palavra "don't" conforme o exemplo a seguir. Don't é uma contração da expressão "do not". Neste texto estamos priorizando o uso de "don't" pois ele é mais comum em na informalidade. A expressão "do not" geralmente aparece em textos ou quando o falante busca ser enfático.
Nós não vemos carros - We don't see cars.
Eles/elas não veem carros - They don't see cars.
Pronomes pessoais He, She e It
Agora que você já entendeu os pronomes pessoais anteriores, podemos avançar para o próximo ponto. Os pronomes Pessoais He - Ele, She - Ela e It (isto, ou ele/ela para animais, objetos e coisas) apresentam uma conjugação diferente dos demais pronomes pessoais.
Como formar perguntas simples no presente com He, She e It?
Diferente dos demais pronome que iniciam as perguntas com "do", os pronomes pessoais He, She e It requerem que você inicia a pergunta com "does". Veja os exemplos abaixo.
Ela come abacate? - Does she eat avocado?
Ele gosta de livros? - Does he like books?
Isto vai para os Estados Unidos? - Does it go to the USA?
Como você pode perceber, não é difícil montar perguntas com estes pronomes. Contudo, é comum encontrar alunos dizendo coisas como "do he drink beer?", esta pergunta está errada. A forma correta é "does he drink beer? - Ele bebe cerveja?".
Como formar respostas afirmativas no presente simples com He, She e It?
Estes pronomes apresentam uma diferença quando comparados com os demais pronomes. Para montar frases afirmativas com os pronomes He, She e It é necessário conjugar os verbos. Mas fique calmo, pois as conjugações em Inglês são muito mais simples que em Português. Para conjugar os verbos de acordo com estes pronomes, na maior parte dos casos você simplesmente necessita acrescentar a letra S no final do verbo. Os próximos exemplos ilustram a conjugação.
Ela vê um carro - She sees a car.
Ele come melancia - He eats watermelon.
Isto bebe água - It drinks water.
Existem exceções à regra?
Sim! Existem algumas exceções mas ainda assim a conjugação é bem simples. Verbo que terminam com as letras O, CH e SH vão receber o final ES conforme os exemplos a seguir.
Ela vai para Inglaterra - She goes to England.
Ele lava roupas - He washes clothes.
Isto assiste TV - It watches TV.
Além dos verbos que terminam em O, CH e SH, existe um segundo grupo de verbos que também apresenta conjugação diferenciada. São os verbos que terminam com consoante seguida de Y. Neste caso nós devemos remover o Y e acrescentar IES. Por exemplo, o verbo worry - preocupar-se da música "don't worry, be happy - não se preocupe, seja feliz":
Ela se preocupa - She worries.
Eu me preocupo - I worry.
Verbos que terminal com vogal seguida de Y mantém o Y e basta acrescentar a letra S, por exemplo o verbo play - jogar.
Ele joga video games - He plays video games .
Eu jogo video games - I play video games.
Como formar respostas negativas no presente simples com He, She e It?
Ao invés de usar "don't" ou "do not" como aprendemos para os demais pronomes, vamos usar "doesn't". Doesn't é uma abreviação para "does not" e assim como "do not" é usado em contextos mais formais ou quando o falante deseja dar mais ênfase à fala.
Ela não vai à Europa - She doesn't go to Europe.
Ele não gosta de iogurte - He doesn't like yogurt.
Isto não come hamburguer - It doesn't eat hamburguer;
Referência
Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre este ponto gramatical em Inglês? Os seguintes links apresentam as explicações deste post em Inglês: Grammarly e Lingolia. Aprofunde seus conhecimentos!
Cansado de aulas tradicionais de Inglês que não te levam a lugar algum? Chegou a hora de mudar!
Agende uma aula experimental, vou te mostrar que Inglês é uma disciplina maravilhosa e que você tem todo o potencial necessário para falar com fluência.
Na aula experimental vou avaliar o seu nível de Inglês, mas não se preocupe, pois eu trabalho com alunos iniciantes e avançados.
As aulas são online, individuais e focadas em conversação. A grande vantagem de aprender Inglês através de aulas de conversação é que o aluno percebe a sua evolução no idioma. Isso nem sempre acontece com alunos de métodos tradicionais, que muitas vezes passam anos estudando gramática mas sentem muito medo quando precisam se comunicar.
Entre em contato para encaixarmos uma aula experimental (em torno de 45 minutos) na sua agenda. Vou ficar muito feliz em te ajudar a alcançar o seu objetivo, aguardo sua mensagem, grande abraço.
- Peter Vanderlind

